Redação para internet

 

Hoje comentaremos um artigo muito bacana do Professor Fábio França, publicado no site do SINPRORP, onde ele ensina como redigir para chamar e a prender a atenção do leitor virtual. Vamos acompanhar, a seguir, 15 pontos para redigir com sucesso para a Internet.

1. Existem diferenças entre texto impresso e texto virtual. Não é a mesma coisa redigir para veículos impressos e para a comunicação virtual, pois a forma e a qualidade de percepção dos textos são totalmente diversas. Não se pode deixar de levar em conta que as características da rede de informação condicionam a transmissão das mensagens e a atitude do internauta.

2. O site ou o blog precisam ter uma boa engenharia, com uma navegação bem estruturada, de fácil consulta; com cores adequadas, links bem apresentados, matérias bem distribuídas e chamadas que levem o leitor a se interessar por mais detalhes da informação que procura.

3. O texto deve ser bem programado. Uma boa redação virtual exige uma programação visual de fácil percepção, clara, que leve em conta títulos e subtítulos, tipologia e corpo de letras empregados.

4. Outra coisa importantíssima é o público a ser atingido. Para redigir bem, deve-se considerar se o texto está sendo dirigido a um determinado segmento de público ou se é de interesse geral.

5. Quem redige para sites dedicados à temática específica, deve desperta a credibilidade do leitor que passa a considerar o site como boa fonte de informação. Para isso o redator deve apresentar textos que se revistam de originalidade, que chamem a atenção pela qualidade e precisão da informação dada.

6. O bom redator sabe que a leitura da notícia dependerá muito do título que ela recebe. O título deve ser curioso, curto, intrigante, despertar vontade de saber mais sobre o assunto.

7. É preciso distinguir com clareza o tipo de texto que vai ser apresentado para que seja redigido na forma devida: acadêmica, oficial, informativa.

8. O internauta é um leitor que gosta de informações rápidas, por isso aconselha-se que a informação principal seja resumida em um bloco que a contenha em síntese, indicando que, se o leitor quiser mais detalhes sobre a notícia, poderá obtê-los clicando em indicações como: Veja mais; Leia mais.

9. O texto deve ser objetivo. Só faz boa redação quem tem ideia clara do que vai dizer e para quem vai dizer.

10. O texto deve ser conciso e conter somente os termos necessários e exatos, bem interligados, para a compreensão da mensagem que ele veicula.

11. Deve-se criar um texto com clareza, ou seja, o redator deve ir direto ao assunto. Contribui para a clareza o uso da voz ativa, do tempo presente.

12. Na redação virtual, a lei é o uso da ordem direta. Deve-se evitar o discurso indireto, as colocações invertidas, as subordinadas. O leitor precisa entender imediatamente o que o redator está querendo dizer.

13. O vocabulário deve ser adequado ao público ao qual se está falando. Use sempre termos que são de domínio da maioria das pessoas. Evite palavras cultas, eruditas, gírias e regionalismos.

14. Evite tudo o que contradiz as normas da boa redação. A redação virtual segue as mesmas regras de qualquer boa redação, mas com apuro maior na objetividade, clareza, concisão etc.

15. Por fim, analise todos os pontos que o levam a não ler um texto on line ou a interromper a leitura e Jamais os repita em sua redação.

 Por hoje é só Pessoal. Espero que tenham gostado das dicas. Beijos e até amanhã!

 

Fonte: Professor Dr. Fábio França (http://www.sinprorp.org.br/canal/Canal105/artigo1.htm)
Categories: Dicas, Internet, Publicidade | Tags: , , , , | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

blogfjteste

A great WordPress.com site

Perfeita Assimetria

Porque a "perfeita simetria" é muito chata. Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante.

Animalescos

Site dedicado aos nossos melhores amigos

Uma Sul Americana

Blog de viagem da América do Sul

Literatura é a tua mãe

Porque na realidade, a literatura é mãe de todos nós

Alvorada dos Povos

Insistir, Persistir, Lutar…

Edgar de Sousa

Coisas parvas da Vida!

%d bloggers like this: